Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Continuo conversando sobre petiscos

Desenvolvendo a idéia do Post Inicial, pensei sobre vários filmes que possam orientar o início de uma pessoa em Gastronomia.

Ratattouille - o desenho animado da Pixar é disparado a melhor produção para esta finalidade. Feito com a consultoria de Thomas Keller - um dos mais renomados cozinheiros Norte-Americanos - o desenho é didático. Chega a parar para ensinar quem é quem na cozinha. Passa uma mensagem crítica sobre os guias gastronômicos (prometo um post específico sobre este assunto, que considero por demais importante). É claro que como toda produção americana existe uma redenção por trás de tudo, neste caso chamaria de meta redenção: do ratinho que se deu bem, mesmo não seguindo os costumes de sua colônia, do filho do Chef, que embora não seja um bom cozinheiro, conseguiu, afinal ser dono de restaurante e ficar com a mocinha, do crítico que caiu em desgraça mas re-encontrou sua vocação de gostar de comer, enfim, um Happy End daqueles ...

Para saber mais sobre filmes e Gastronomia leia CINEMA VAI A MESA de Rubem Ewald Filho e Nilu Lebert - Editora Melhoramentos com citações dos filmes mais importantes e receitas de muitos chefs importantes do panorama gastronômico nacional.

Já os aficcionados por leitura, o livro O HOMEM QUE COMEU DE TUDO - Jeffrey Steingarten, Cia das Letras - 2000 também é uma leitura interessante. Advogado acostumado a refeições de negócios em NYC, conheceu os melhores restaurantes do mundo e, de repente, passa a ser crítico de restaurantes da Vogue Americana ( Hummmm agora que a Vogue Brasileira está em "nova casa" ..... brincadeira) . Descreve de uma forma bem humorada o como aprendeu a lidar com os alimentos e com comida ...

LKK

Um comentário:

Auro disse...

Tem também o clássico "Festa de Babette", que virou até nome de confraria, e o menos conhecido "Cozinha Americana". Ambos os filmes abordam a culinária elevada ao estado de arte, ou seja, alta gastronomia.